Capa

FASP - Asfalto Campeonato Paulista de Automobilismo

Khayam Ghazzaoui estreia com pódio no Mercedes-Benz Challenge

Beto Fonseca incentivou a formação da dupla com Marcelo Romani

01.12.2020  |  226 visualizações

 

Khayam Ghazzaoui estreou no Mercedes-Benz Challenge com o C300 Sport #00 (MBC/TimeSports)

Estrear nas pistas com 30 anos é fato raro no automobilismo contemporâneo e cumprir essa meta conseguindo um pódio na primeira corrida é algo ainda mais incomum. Foi exatamente esse o balanço de Khayam Ghazzaoui em sua primeira participação em uma competição, mais exatamente na primeira prova da quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge realizada no último fim de semana, no autódromo de Interlagos, ocasião em que ele defendeu as cores da equipe Marabraz/Mondial/7waves. A oportunidade para dividir o Mercedes C-300 Sport #00 com Marcelo Romani também foi inusitada e surgiu poucos dias após sua aprovação curso de pilotagem de Roberto Manzini e algumas horas de treino no simulador da academia Pilotech:

“Eu sempre gostei de automóveis, mas nunca participei de nenhuma competição, nem mesmo de kart indoor, apenas acompanhava alguns amigos pilotos. Recentemente decidi que iria começar a correr em 2021 e resolvi fazer o curso do Manzini e pesquisar sobre quais categorias seriam adequadas para iniciar no esporte. Um contato casual com Beto Fonseca, líder da equipe Sambaíba e um dos pilotos mais ativos no Mercedes-Benz Challenge, acabou antecipando a minha estreia nas pistas. Enfim, nunca é tarde para começar!”

Khayama Ghazzaoui (E) e seu coach Vitor Batista nos boxes de Interlagos (MBC/TimeSports)

Com ajuda do coach Vitor Baptista, piloto com larga experiência na Porsche Cup, Ghazzaoui completou uma agenda de adaptação ao sedã equipado com motor turbo de 225 cv, tração traseira e equipado com pneus slick, especificações técnicas que demandam um estilo de pilotagem adequado e só encontrado em automóveis de competição. De acordo com Baptista, seu pupilo cumpriu muito bem as metas estabelecidas para os treinos e principalmente na corrida marcada por duas intervenções do Safety Car:

“Para quem nunca tinha disputado uma prova e estreou em uma categoria onde a maioria absoluta dos pilotos tem intimidade com esse tipo de automóvel, o Khayam mostrou qualidades. Alinhou na última fila do grid, melhorou seus tempos adequadamente, evitou se envolver nos acidentes e batidas característicos das provas de carros de turismo e superou adversários mais experientes para conseguir um terceiro lugar na sua primeira corrida.”

Após estreia na última etapa Khayam Ghazzaoui planeja os próximos passos de sua carreira (MCC/TimeSports)

Khayam Ghazzaoui espera voltar a volta a competir no Mercedes-Benz Challenge na etapa final da temporada, marcada para o fim de semana de 20 de dezembro, novamente no Autódromo de Interlagos e já começa a organizar sua agenda para 2021:

“Tudo aconteceu tão rápido e graças a Deus deu tudo certo..., mas foi só o primeiro passo, tem muito aprender e evoluir para conseguir ser competitivo com pilotos já experientes... Minha gratidão a todos que me ajudaram em todo esse processo que vai continuar em 2021 ou, quem sabe, um pouco antes!”

Resultado da Corrida 1 Categoria C-300 Sport

1) W.Ramasuaskas/P Baldini, 12 voltas em 28’30”329

2) Cláudio Simão, a 1’021

3) Khayam Ghazzaoui, a 4”568

4) David Arrz, a 30”516

5) Alexandre Navarro, a 38”110

Resultado da Corrida 2 Categoria C-300 Sport

1) Cláudio Simão, 12 voltas em 24’15”999

2) Alexandre Navarro, a 1’25”093

3) F.Carvalho/M.Paraíso, a 1’45”243

4) Flávio Andrade, a 1’53”284

5) Marcelo Romani, a 1’57”281

Khayam Ghazzaoui tem o apoio das Lojas Marabraz, Mondial Eletrodomésticos e aplicativo 7Waves.

 

Leia também...
15.06.2021

Situação de Valtteri Bottas lança a temporada de rumores 2021 na F-1

08.06.2021

Verstappen e Hamilton não pontuam, Pérez vence e Vettel reaparece

02.06.2021

Torneio da marca alemã terá transmissão de TV

01.06.2021

Carreira do brasileiro é marcada por episódios extra-pista